A colocação de catenárias é trabalhosa. requer alguma atenção no espaçamente entre os postes de suporte das mesmas.
Fiz um teste de colocação com as catenárias "europeias" que o Trainz já traz e o seu espaçamento natural é de cerca de 100 metros o que é um exagero comparando com a realidade a qual anda, na Refer, pelos 60 metros em recta e nas curvas (e depende do grau da curvatura) por cerca de metade (obrigado ao Pina pela dica).
É conveniente verificar se a catenária de se mantem sobre a via por que entre os postes de suporte a catenária vai em linha recta e a via em linha curva. É possível verificar isso a olho nu, olhando para a via na vertical ou com uma locomotiva eléctrica qualquer.
Para evitar um espaçamento exagerado é necessário clicar com o rato novos pontos do "spline" para garantir que nesses novos pontos o programa insira um novo suporte.
No entanto, a colocação em via dupla não é directa, ou seja, não basta clicar no centro, entre as duas vias. Pura e simplesmene, o programa não aceita essa colocação porque já existe um "spline" já colocado (as vias duplas). A única maneira que, até agora, eu descobri para enganar o programa é a colocação do ponto do "spline" fora da via dupla (à esquerda ou à direita) e depois com a opção de deslocação dos pontos de "spline" que o progrma permite, colocar, então no ponto que se quer, no centro das duas vias. (UFA !! É tão trabalhoso explicar como fazer, Bolas!).
O espaçamento é controlado pela quadrícula (10x10 metros para o sistema métrico) que o programa oferece.
Existe uma outra dificuldade que é a inserção de uma catenária simples na sequência de uma dupla, para um desvio, por exemplo.
Depois de procurar pelos sítios do costume não encontrei catenárias portuguesas.
Aliás, existe muito mais coisas para MSTS do que para o Trainz.
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